quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

..:: Histórias e Curiosidades sobre o Casamento ..::

Você sabia que a cerimônia de casamento nasceu na Roma antiga?
Todo o ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, veio de lá e virou uma tradição. Foi em Roma ainda que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar por sua livre vontade.
 

Na Idade Média, a maioria das pessoas casavam no mês de Junho (início do Verão), porque, como tomavam o primeiro banho do ano em Maio, em Junho, o cheiro ainda estava mais ou menos...Entretanto, como já começavam a exalar alguns "odores", as noivas tinham o costume de carregar bouquets de flores junto ao corpo, para disfarçar.


Os primeiros buquês de noivas incluíam não apenas flores, mas também ervas e temperos. Os mais populares, geralmente com cheiro mais forte, como os alhos, eram usados para espantar os maus espíritos. As flores tinham, cada uma, seu significado: Hera representava fidelidade; lírio a pureza; rosas vermelhas o amor; violetas a modéstia; não-te-esqueças-de-mim era o símbolo de amor verdadeiro; flores de laranjeira davam fertilidade e alegria ao casal.


E se vc gosta de história, como eu, mais algumas curiosidades ...
• Aliança
O termo aliança, bérith em hebraico, possui o sentido de compromisso. O anel usado pelos casados tem a função de unir. Colocar um anel no dedo de outra pessoa, significa aceitar o outro como um tesouro exclusivo.


• Vestido de noiva
Você sabia que a cor branca do vestido de noiva só foi popularizado no século XVII, no casamento da rainha Vitória? Ela lançou a moda que permanece até os dias atuais. Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia; a cor mais usada era o vermelho e até o preto, qdo a moça mostrava sua rejeição ao casamento arranjado. O branco acabou sendo o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza.


Tradições
• Noiva do lado esquerdo do noivo
Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo. É uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse "roubar" a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate.
• Lua-de-mel
A Lua-de-mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivessem uma "vida doce".
• Arroz
Jogar arroz nos noivos é uma tradição antiga da China, usada há dois mil anos. Esta atitude simboliza a fartura para a vida do casal além de simbolizarem a fertilidade.
Em Veneza, Itália, o governo, em 2010, proibiu este ato, pela proliferação de pombos e as infecções que deles sobrevêem ... Ôh peninha ! :(



Seja como for, CASAR AINDA É TUDOOOOOOOO DE BOM !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bjim
;)

2 comentários:

  1. Adoooorei tudo Si!
    Só não gostei da parte do banho. Eca, que nojinho. Hahaha. Ainda bem que os tempos mudaram =)

    Beeeijo!

    http://gabisoaress.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso,Gostei,são assuntos interessantes que os nossos clientes tem de conhecer.Parabéns
    Att Rubens Suzano
    Diretor Artistico
    www.diasconart.blogspot.com

    ResponderExcluir