quarta-feira, 3 de abril de 2013

..:: Vamos de Macarons ??? ::..

Já faz algum tempo, esses docinhos lindos e deliciosos, de origem francesa, estão colorindo as padarias em Florianópolis, e muitosssssss casamentos, mas ainda são novidade para muita gente.


Entre os macarons mais famosos da França estão os de baunilha, framboesa e chocolate, mas a lista de sabores é imensa. Para agradar o paladar brasileiro, as opções de maracujá, amendoim e doce de leite foram incluídas nos cardapios das docerias.Tem até de azeite de oliva. Já que é possível criar, as docerias daqui decidiram usar os sabores bem brasileiros.












Fazê-los não é tarefa fácil, mas quando se consegue ...
A  massa é à base de claras, açúcar e farinha de amêndoas, mas é preciso muito cuidado para não desandar. Aff ...
E agora para atiçar a vontade das nossas amigas, vai a receita e o passo-a-passo para quem resolver se aventurar!

Ingredientes (para mais ou menos 30 macarons):
04 claras de ovos
90g de açúcar refinado
150g farinha de amêndoas (amêndoas trituradas - em pó)
210g de açúcar de confeiteiro
1 pitada de corante em pó (opcional)

Dica n° 1: Providencie uma balança. Eletrônica, de preferência. Os franceses não brincam com as quantidades nas receitas de pâtisserie (doces).

Dica n° 2:  Utilize sempre corante em pó, o corante líquido dá umidade à massa, o que não é bom para conseguir que a casquinha fique crocante.

Modo de Preparo


1) Misture a farinha de amêndoas e o açúcar de confeiteiro, com um liquidificador ou mixer. O objetivo é obter um pó bem fino. Passe a mistura em uma peneira. Reserve.
 
2) Em um outro recipiente, coloque as claras de ovo e o açúcar refinado, bata as claras em neve. Enquando estiver batendo, se desejar acrescente uma pitada de corante em pó (se não os macarons vão ficar cor creme). Três maneiras para saber que a mistura está no ponto: a) um bico se forma no batedor, b) a espátula fica de pé no meio da massa e c) você vira o recipiente de ponta-cabeça e tudo fica no lugar! :-)
 
3) Acrescente metade da mistura farinha de amêndoas + açúcar de confeiteiro. Agora vem um dos pontos-chave: misturar de maneira bem delicada : com uma espátula, saia do centro da massa, em direção ao exterior do recipiente, apoiando a espátula no fundo e levantando a massa ao mesmo tempo. Com a mão esquerda, ao mesmo tempo, vá girando a tigela, um quarto de volta (90° para os engenheiros) por vez. Tá difícil de entender? Apelemos aos amigos da internet:


Vá misturando, quando a primeira metade da mistura em pó já estiver misturada, acrescente a segunda metade e continue.

4) Quando a massa estiver no ponto, coloque metade em um saco de confeiteiro, com um bico liso. Cubra uma forma plana com papel manteiga. Esprema o saco formando no papel manteiga bolinhas de mais ou menos 2cm de diâmetro – os seus macarons.
 

5) Deixe os macarons repousarem fora do forno, de 15 a 30 minutos. Para saber quando levá-los ao forno, encoste levemente o dedo na superfície de um macaron – a massa não pode colar no dedo.
 
6) Leve os macarons em forno pré-aquecido, entre 130°C e 150°C, por + ou - 12 minutos, abrindo o forno no meio para deixar sair a umidade. Se você estiver assando várias formas, mude as posições no forno a cada 3 minutos. O macaron está assado quando a parte de cima estiver durinha e brilhante.
 
7) Tire do forno e deixe esfriar. Descole os macarons do papel manteiga. Separe os “pares”de macarons segundo o tamanho. Pegue um macaron, coloque o recheio (com um saco de confeiteiro ou com uma colherzinha mesmo), una o segundo macaron. Coloque em uma bandeja e deixe repousar pelo menos 24 horas na geladeira.
 

Complicadinho, né? Nem tanto ! :-) Se errar da primeira vez, não desanime ! Você ainda tem a opção de comprá-los ... rsrs
 





 

 
Bjinhoooooooo !!!!!
;)
 



 

4 comentários:

  1. Menina estava pensando neles, pois pretendo faze-los, sua receita esta bem explicadinha vou testa-la esse final de semana.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Delíiiiiiiciaaaaaaaaaaa, Day !!!!!!
    Vamos ficar na torcida pra que dê tudo certo !
    Depois vc nos conta, ok ????
    BjoOoooo
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oie, Graziela .......
      O Neuras de Noivas A-D-O-R-A fazer novas amizades !
      É mtooooo bom tê-la por aqui !
      Retribuiremos a visita, pode deixar.
      Bjinho
      Neli & Sibele
      ;)

      Excluir